Os cinco melhores mirantes da Transcarioca

Os cinco melhores mirantes da Transcarioca.

Enfim vamos para o nosso segundo TOP 5 da Transcarioca.

 

Enquanto o primeiro da série se baseou em critérios muito objetivos para determinar os cinco campeões em altitude da Transcarioca, este segundo é bem mais subjetivo e sujeito à controvérsias.

 

Neste ranking, escolhi os cinco melhores mirantes da Transcarioca, o que é muito difícil, dado a grande riqueza cênica do circuito.  Tive que deixar de fora muitos panoramas deslumbrantes, mas enfim tive que selecionar apenas cinco deles.

Vamos então às cinco melhores vistas da Transcarioca, não necessariamente nesta ordem.

 

Pedra do Telégrafo

Restinga da Marambaia

O que garante a Pedra nesta lista é a vista abrangente do litoral carioca, tendo a comprida Restinga de Marambaia de um lado e a sequência de praias selvagens da Barra de Guaratiba com a Pedra da Gávea ao fundo do outro.

É muito belo o contraste entre o mar azul e o verde das matas selvagens, mediado pelo amarelo-claro das praias.

A Pedra do Telégrafo integra o primeiro trecho da Transcarioca.

 

Vista da Pedra do Telégrafo

 

 

Pico da Tijuca

 

 

Vista do Pico da Tijuca

Não podia ficar de fora desta lista, o panorama mais abrangente da Transcarioca.   É difícil dizer a região do Rio ou do Grande Rio que não pode ser visto do ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca.   De lá podemos ver quase toda o percurso da Transcarioca e todos os outros picos da Floresta da Tijuca.   Com 1022 mts. de alt. o pico da Tijuca, apesar de muito alto, é acessado por meio de uma fácil trilha.

Faz parte do trecho 11 da Transcarioca.

 

Pedra da Gávea vista do alto do Pico da Tijuca

 

Pedra da Gávea

 

Pedra da Gávea

Ora, mas você diria: a Pedra da Gávea faz parte da Transcarioca?

Do circuito oficial não, mas por meio de algumas trilhas que já conhecia e  de algumas pesquisas, descobri que esse monolito incrível pode sim ser interligado ao circuito da Transcarioca.

Continue acompanhando as novas postagens, que em breve você verá como foi essa aventura.

Mas a Pedra da Gávea tem uma localização muito privilegiada à beira-mar e tem uma visão espetacular de todo o litoral carioca, e até de boa parte do Fluminense, abarcando em seu raio de visão, a Ilha Grande de um lado até a Ponta Negra do outro.

 

Pedra da Gávea

 

 

Corcovado

 

Vista do Corcovado

O auge da Transcarioca não é o principal cartão postal do Brasil à toa.   Muito bem localizado entre as zonas Norte e Sul, o mirante do Corcovado tem uma vista privilegiada da cidade maravilhosa. O Cristo Redentor não poderia abençoar  a cidade de um ponto mais estratégico.

É um dos mirantes mais visitados de toda a Transcarioca.

Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas

 

Morro Queimado

Corcovado e Pão de Açúcar alinhados

Localizado na Serra da Carioca, o Morro Queimado também tem ótima localização, situado entre as zonas Norte, Sul e Oeste.   De lá temos uma maravilhosa visão dos dois principais cartões-postais da cidade alinhados.  Do outro lado temos uma visão sensacional da Floresta da Tijuca com o Maciço da Gávea ao fundo.

Morro Queimado

 

E você?  Qual o seu mirante preferido da Transcarioca? Se é que dá pra escolher algum?

 

4 thoughts to “Os cinco melhores mirantes da Transcarioca.”

  1. Pedra da Gávea fica muito longe da transcarioca, se for pensar assim boto mirante dos cabritos na prainha, aonde é mais perto , ou pedra da maroca em copacabana aonde a transcarioca passa no inicio de sua trilha, pra se chegar na pedra da gavea pela transcarioca, iria passar pela vista chinesa, subir andorinhas, morro do cocrahne pra descer na estra das canoas, subir contornando a agulinha da gávea pra sair na pista de salto da pedra bonita pra depois ir em direção a chamine de elly pra subir a gávea rsrsrsrs…..assim bota logo 2 irmãos …. saiu do contexto

  2. Henrique, o trajeto oficial da Transcarioca e que se encontra sinalizado hoje, não é rígido.
    Existem várias maneiras de percorrê-la. Se começar na Guaratiba e terminar na Urca, percorrendo a maior parte do tempo dentro das matas, acho que tá valendo, rsrs. O circuito que fiz é um pouco diferente na parte da Floresta da Tijuca, e dei um jeito de integrar as Pedras Bonita e da Gávea, fazendo mais ou menos esse caminho aí que você descreveu.
    Inclusive é este trajeto o descrito pelo idealizador da Trancarioca Pedro Cunha e Menezes no seu livro “Todos os Passos de um Sonho”. Acho que esta versão original do circuito seria mais completa e interessante.

    O dois irmãos, acho meio complicado de ligar ao roteiro, até porque sua trilha começa lá do outro lado no Vidigal. Integrar a Maroca à transcarioca, seria uma boa também.

  3. Parabéns pela página. Acho que faltou mencionar a incrível vista da Pedra do Quilombo no Parque Estadual da Pedra Branca.
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *