O que levar

Recomenda se o uso de roupas leves nestas caminhadas.  Em alguns trechos que irei indicar, a vegetação ainda  encontra-se bem cerrada, sendo aconselhável o uso do facão e de uma calça leve.

Use botas de caminhada ou tênis com travas anti-derrapantes. Utilize calçados que deixem seus pés firmes e confortáveis.

Mesmo em dias nublados é altamente aconselhado o uso de um protetor solar. Em alguns trechos como o das praias selvagens e da Pedra do Ponto, há forte exposição ao Sol. Leve sempre um boné.

No inverno sempre  leve um agasalho na mochila que lhe garantirá proteção no caso de ser surpreendido pela noite.

Falando em noite, carregue uma boa lanterna com algumas pilhas de reserva, pois no inverno, nos trechos mais longos ou muito distantes da sua residência é grande a probabilidade da escuridão mais completa te surpreender.

Principalmente no verão há mudanças bruscas no tempo, por isso não deixe de levar uma boa capa de chuva.

Se você é alérgico à picada de insetos, leve um bom repelente.

Uma boa alimentação é fundamental para o corpo suportar bem algumas horas de caminhada, portanto carregue na sua mochila alimentos energéticos como biscoitos e barras de cereais, além de frutas e sanduíches numa quantidade suficiente para te alimentar durante boa parte do seu dia.

É recomendável que cada caminhante leve consigo pelo menos 1,5 l. de água, pois principalmente nos dias quentes o corpo perde muita água. Em alguns trechos que serão indicados, não é necessário carregar tamanha quantidade de água pois as trilhas cruzam vários riachos e rios onde pode ser realizado o reabastecimento.  Com isso você se livra de uma pequena parte do peso da sua mochila.

A trilha transcarioca está praticamente toda sinalizada, mas algumas de suas marcações tem sido destruídas por vândalos.  Por isso se orientar exclusivamente por elas, não é garantia de que você não irá se perder.  É fortemente recomendável que você leve contigo o mapa do trecho que será percorrido, e que podem ser baixados diretamente no site oficial da trilha.

O uso de um aplicativo de orientação por GPS como o wikiloc também é recomendado e em outra página explico em detalhes como usá-lo.