Trilha do Morro da Urca

Atrações

O Morro da Urca dispensa maiores apresentações, sendo um dos cartões-postais mais intensos do Rio de Janeiro.

Morro da Urca visto do Pão-de-Açúcar

Todos os anos milhares de turistas do Brasil e do Mundo sobem ao seu topo através do bondinho, constiuindo a primeira etapa do passeio do Pão-de-Açúcar.

Do alto do Morro da Urca temos uma ampla visão da Baía de Guanabara e de boa parte da Zona Sul do Rio e do Centro da cidade.

VIsão noturna do Morro da Urca

O que nem todo mundo sabe é que dá para acessar o alto do Morro da Urca sem pegar bondinho e sem ter que pagar um único centavo! Dá para acessar o morro através de uma fácil trilha que pode ser percorrida desde crianças até vovôs.

A trilha do Morro da Urca é a última etapa de nossa gloriosa saga e ao lado do trecho do Morro de Sacopã, é a mais fácil também.

Como chegar

Quem for de carro deve estacioná-lo na Praça General Tibúrcio na Praia Vermelha e caminhar até a pista Claúdio Coutinho no sopé do Morro.

Quem for de ônibus, deve pegar uma das tantas linhas de ônibus que se dirigem à Urca e saltar no último ponto da Avenida Pasteur, próxima a Estação do Bondinho. A partir daí, seguir os mesmos passos de quem vier de carro e caminhar até a pista Cláudio Coutinho.

Acessando a Pista Cláudio Coutinho

Como vocês devem se lembrar muito bem, este artigo é uma continuação da minha caminhada pelo Morro da Babilônia, onde finalizei a trilha saindo na Rua Ramón Castilla e segui caminhando pelo asfalto pelas ruas Xavier Sigaud e Avn. Pasteur em direção à trilha do Morro da Urca.

Para acessar a pista Cláudio Coutinho que dá acesso ao Morro da Urca, basta se dirigir à Praça General Tibúrcio e ir caminhando para o lado esquerdo da Praia Vermelha até achar a pista que começa com uma ladeira de paralelepípedo.

A pista Cláudio Coutinho fica dentro de uma área militar e vai contornando a base dos morros da Urca e do Pão-de-Açúcar por mais ou menos 1 km.

O horário para transitar pela pista varia ao longo do ano, mas costuma ser entre 8hrs. e 17 hrs.

A pista vai acompanhando a ribanceira tendo o mar à direita e a encosta rochosa do Morro da Urca à esquerda.

Depois de 400 metros de caminhada, a pista deixa de margear a encosta e adentra uma área de mata.

Assim que a pista faz uma curva para a direita, do lado esquerdo podemos ver um larguinho de terra. É aí que a trilha do Morro da Urca começa de maneira bem visível subindo de imediato pela encosta.

Começando a trilha do Morro da Urca

Mesmo que você seja bem desatento não tem como não notar o início da trilha, porque além de larga, ela é muito frequentada, sendo bem comum ver alguém entrando ou saindo dela.

A trilha do Morro da Urca sempre foi muito fácil, mas até alguns anos atrás ela tinha algumas partes um pouco mais íngremes e escorregadias, mas até mesmo estes trechos passaram por profundas melhorias sendo terraplanados, transformando-se em rampas e escadarias com direito a corrimão.

Depois de subir 400 metros por este trecho mais íngreme, chegamos ao colo que divide os morros da Urca e do Pão-de-Açúcar.

Devemos logicamente tomar o caminho da esquerda que segue em direção ao Morro da Urca. Passamos por uma antiga torre e logo chegamos a um elegante mirante de madeira com vista para a Urca e a enseda de Botafogo.

Mirante do caminho para o Morro da Urca

Voltamos para a trilha e logo chegamos ao portão de entrada da área do bondinho. Pouco antes de chegar no bondinho nos deparamos com outro mirante, este já dentro da área edificada, voltado para a Praia Vermelha.

Já estamos praticamente dentro do vasto complexo turístico do Morro da Urca onde podemos circular à vontade entre turistas de todo o Brasil e do Mundo, aproveitando todos os mirantes e lojinhas disponíveis por lá.

Visão noturna do alto do morro da Urca.

E assim terminei de maneira triunfal este incrível saga que percorreu mais de 200 kms. por trilhas urbanas que interligaram a Barra de Guaratiba até o Morro da Urca sem que eu praticamente colocasse os pés no asfalto. Espero que tenham gostado da aventura e até a próxima!

Descendo de bondinho.

Uma boa dica é que caso você suba bem tarde a trilha para assistir ao pôr-do-Sol por exemplo, poderá descer gratuitamente de bondinho em seu último horário de descida, caso haja vagas, é claro.

Tracklog da trilha

Powered by Wikiloc

Mapa da trilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *