Cachoeira do Jequitibá

Circuito das Cachoeiras do Horto.

Atrações

Como o título sugere, as grandes atrações deste dia são as diversas cachoeiras do Horto como as da Imperatriz, do Jequitibá, do Chuveiro e da Gruta.

Panorama não é o forte do trecho, mas no final passei pelo Mirante do Horto com bela vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas e Zona Sul.

Nível de Dificuldade: Moderado

O circuito tem muitas subidas e descidas em sequência, mas nada muito íngreme.  Também não apresenta nenhum lance com grande dificuldade técnica ou de orientação.

Como Chegar

Este circuito pode se iniciar tanto pelo bairro do Horto como pelo Parque da Cidade.  As duas trilhas se encontram logo no início do circuito.

Como terminei o trecho anterior no Parque da Cidade, para dar continuidade ao circuito Transcarioca sem lacunas, optei iniciar por este mesmo local.

A linha de ônibus Central – Gávea tem seu ponto final bem próximo  ao início da Estrada de Santa Marinha, que dá acesso ao parque.

Entrada pelo Parque da Cidade

Fazia longos dois meses que estava afastado da Transcarioca, devido aos eventos ocorridos em  setembro de 2017, que causara sérios impactos nas matas da Gávea e Jardim Botânico.

Nos dias seguintes após a fuga dos traficantes da Rocinha, continuaram surgindo relatos de que estes ainda continuavam circulando pelas trilhas do local, evitando as barreiras impostas pelo exército ao redor da comunidade.

Esperei pacientemente a poeira baixar e assentar, para dar continuidade à minha saga da Transcarioca.

Estava muito ansioso para retomar esta aventura, mas ao mesmo tempo também estava muito receoso  quanto à segurança de transitar por aquela área.

Por isso iniciei minha caminhada com muita cautela.   Me informei com um guarda e com um caminhante frequentador do parque sobre a segurança das trilhas do parque e ambos me informaram que o pior realmente já tinha passado.

Subi por uma trilha diversa daquela por onde desci no trecho anterior.

Depois de uma subida de 500 metros ela acaba por reencontrar a Estrada de terra por onde realizei a descida.

Sigo por um trecho curto à direita e logo a estrada se junta com a trilha que desce da Vista Chinesa e segue em direção ao Horto.   Saio da estrada e entro nesta trilha descendo na segunda direção.

Logo no início deste trecho vejo o primeiro sinal de que tudo tinha voltado ao normal.  Se não me falha a memória encontrei um casal que estava subindo em direção contrária  rumo à vista chinesa.

Eram as primeiras de muitas pessoas que eu iria encontrar na trilha durante este dia.

Depois de uns 500 metros, quase chegando à vila do Horto, me deparo com uma bifurcação.    A da direita nos conduz até a área urbanizada do Horto alguns metros adiante, mas para as cachoeiras do Horto temos que pegar a entrada sinalizada da esquerda.

Cachoeira da Imperatriz: a primeira da sequência das cachoeiras do Horto.

Uma placa indica a direção das cachoeiras da Imperatriz e do Jequitibá.

Sinalização para as cachoeiras

Logo adiante a trilha se aproxima de um rio onde ele é parcialmente represado formando uns poços.

A partir daí fiquei definitivamente tranquilizado porque havia uma família ali com crianças, cachorros e tudo o que tinha direito, indicando que a situação estava totalmente normalizada na região.

Seiscentos metros após a bifurcação anterior, a trilha faz uma curva bem acentuada para a esquerda onde há um grande conjunto de ruínas.

Ruínas

Não há nenhuma placa informando sobre o histórico desse pitoresco conjunto arquitetônico em meio a mata, também nunca encontrei em livros nenhuma alusão a estas ruínas.

Caminhando mais 200 metros adiante chegamos à entrada da Cachoeira da Imperatriz, que talvez seja a menos frequentada de todas as cachoeiras do Horto, devido à sua localização.

Mas ela não deixa nada a desejar em relação em matéria de beleza e quantidade de água em relação às demais.

Cachoeira da Imperatriz

Voltando a trilha principal, passamos por uma pequena represa e subimos uma escadinha de pedra que vira à direita.

A trilha sobe ziguezagueando um pouco e logo sai na Estrada Dona Castorina.

Cachoeira do Jequitibá.

Quase em frente da saída, a trilha continua do outro lado da estrada rumo à segunda cachoeira do dia: a do Jequitibá.

Subindo suavemente esta trilha por 200 metros chegamos a uma pedra imensa à margem do caminho.

É sinal de que a entrada para a cachoeira do Jequitibá está logo ali adiante.

Surge então a entrada que conduz até a Cachoeira do Jequitibá.  É uma curta trilha que desce violentamente até o vale que por onde correm as cachoeiras.

A cachoeira do Jequitibá normalmente se encontra bem lotada nos dias quentes.    Ela tem acesso tanto por esta trilha como por baixo por outra trilha que vai acompanhando o rio.

Na verdade são duas as Cachoeiras do Jequitibá: uma principal e outra mais escondida que costuma ter um jato d’água mais forte.

Cachoeira do Jequitibá

Terminado o primeiro banho do dia, tenho que voltar à trilha da Transcarioca.

Cachoeira da Gruta

Existem duas alternativas viáveis para retomar o percurso: a primeira recomendada pela sinalização da trilha é retornar pelo mesmo ramal que nos levou até a cachoeira.

Mas é possível pegar também uma picada que sobe rente à cachoeira e sair bem mais adiante na Transcarioca.

A trilha agora vai subir suavemente por um trecho de 500 metros e passar por dois riachos até que começa a descer violentamente.

São 700 metros em descida a princípio mais ou menos reto e depois ziguezagueando pela bela mata atlântica da região.

É possível ver muitos bandos de macacos trafegando pela área.

Passamos por mais um riacho e pela cachoeira da Laje, que no dia estava praticamente seca.

Cachoeira da Laje

Da cachoeira da laje descemos mais 300 metros até um rio, onde termina a descida e caminhamos praticamente no plano.

Logo chegamos à trilha principal que conduz até a cachoeira da Gruta, que é a mais curiosa de todas as cachoeiras que visitamos no dia.

Cachoeira da Gruta no Horto
Cachoeira da Gruta sem água no dia.

Como o próprio nome diz, é uma cachoeira que brota da entrada de uma “gruta” e que costuma ficar bem cheia nos dias de calor forte, devido à relativa proximidade com o asfalto.

Mirante do Horto

Subindo meio que discretamente à direita do poço da cachoeira da Gruta, temos a continuação da Transcarioca que agora segue no plano contornando o morro acompanhando a curva de nível por 600 metros até cruzar o leito de um rio.

Nesta parte estamos muito próximos da área urbana e os sons da cidade se fazem presentes.

Subimos mais uns 300 metros até atingirmos o espetacular Mirante do Horto com vista magnífica para a zona Sul e Lagoa Rodrigo de Freitas (olha ela aí mais uma vez)…

Mirante do Horto

A visão dos morros e da cidade em meio à flora local é realmente digno de pintura, e paro para tirar muitas fotos até retomar a reta final deste trechinho.

Agora são mais 200 metros até sairmos no ramal que conduz até a cachoeira dos Primatas.   A ida até a cachoeira vai ficar para o próximo trecho, que irá culminar no Corcovado: clímax e símbolo da Transcarioca.

Desci pela trilha com traçado muito definido e bem frequentada que sai na Rua Sarah Vilela no Horto.

As belíssimas ruas do bairro nobre foram motivos para mais algumas fotografias.

Rua Sarah Vilela

Mapa do trecho

Tracklog da Trilha

Powered by Wikiloc

One thought to “Circuito das Cachoeiras do Horto.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *