Mirante da Grota Funda

Travessia Praia de Grumari – Grota Funda (2º dia da Transcarioca)

Nível de Dificuldade

Apesar de ser um pouco longa ( 9,5 Km), esta caminhada é bem tranquila não exigindo muito esforço físico do trilheiro e pode ser completada em 4 horas e meia. O maior problema deste trecho é o da orientação em alguns trechos em que o caminho se torna bastante incerto.   Mas basta seguir atentamente a sinalização da transcarioca e o tracklog que vou deixar aqui para download para não correr riscos de se perder.

 

Atrações

Para ser bem sincero, acho este 2 º trecho bem fraco em atrações, tendo a importância maior em ligar o primeiro ao terceiro trecho da Transcarioca.   A principal atração do passeio no meu entender é a bela praia de Grumari, localizada no seu início.  Mas para visitá-la não é necessário percorrer a trilha.

 

Durante a caminhada fica-se numa eterna expectativa de chegar à algum mirante com uma vista mais aberta para a praia de Grumari ou a região do Recreio, que só aparecem de vez em quando fragmentados em meios às folhagens das árvores e dos capinzais  altos.

 

O tão ansiado mirante com uma visão abrangente da região só aparece no finalzinho da trilha, quase chegando na avenida da Américas.  Mas também fica-se com a sensação de que não era necessário ter feito esta travessia para acessá-lo.

 

Apesar de tudo, é uma caminhada agradável que cruza uma mata muito bela com rica flora e de alta umidade devido à sua proximidade com o mar.

 

O caminho também tem uma grande importância histórica, pois acredita-se que os corsários franceses teriam embarcado em 1710 na Barra de Guaratiba ou na Praia de Grumari e teriam utilizado esta trilha no início de sua saga para atacarem a então capital da colônia pela retaguarda.

 

Como chegar.

Siga os mesmo passos para atingir o primeiro trecho.   A única diferença é que você deve saltar na Estrada Burle Marx na altura do número 7400.   A caminhada propriamente dita começa na estrada de Grumari que sobe à esquerda logo depois do ponto. O segundo trecho propriamente dito começa na Praia de Grumari ao final desta estradinha.

 

 

Rumo à Praia de Grumari.

Quem fez o primeiro trecho da transcarioca pode ficar mal acostumado e achar que em todo o circuito terá a badalação do primeiro dia com trilhas com trânsito intenso, ambulantes pelo caminho e que no alto de cada morro vai encontrar uma fila de excursionistas à espera de tirar fotos em posições mirabolantes.

 

Ledo engano!    Do segundo ao quinto trecho, o excursionista vai atravessar alguns dos trechos mais selvagens e pouco explorados do Parque Estadual da Pedra Branca.

 

Por vários motivos o PEPB é bem pouco conhecido até mesmo pelos aventureiros mais radicais e experientes do Rio de Janeiro. É bem pouco provável que neste primeiros dias, o trilheiro cruze com outro excursionista pelo caminho, sendo mais certo que cruze com os sitiantes locais que transportam suas produções locais  para a cidade através do lombo de mulas e de cavalos.

 

Também é provável que cruze com os praticantes de motocross que transitam à toda velocidade pelas suas estradas de terra.

 

O transcarioqueiro vai explorar uma região que mescla áreas bem selvagens com outras mais rurais.

 

Somente o sexto trecho, onde estão localizados o açude do Camorim e a Pedra do Quilombo é que passa a ser um pouco mais frequentado.

 

A implantação do circuito da Transcarioca visa a mudar um pouco essa realidade e a tornar esta região do Rio de Janeiro um pouco mais conhecida e frequentada.

 

Retornando ao nosso passeio, para chegar até a praia de Grumari, você deve saltar do 867 no ponto indicado acima e subir a íngreme estradinha de Grumari, que foi a mesma utilizada no retorno do primeiro trecho.

 

Percorra os 2Km desta estradinha até o final, mas tome muito cuidado com os carros que passam pois esta estrada é muito estreita e sinuosa.

 

Quase chegando ao seu final, você verá uma placa da Transcarioca indicando a direção da Grota Funda.  Mas é claro que estando tão perto, você não perderá a oportunidade de dar um pulo na famosa Praia de Grumari.

Praia de Grumari

 

Travessia Grumari-Grota Funda

Retornando pelo mesmo caminho, entre à direita na rota indicada pela placa. Junto à esta fica um vendedor de água de coco e outras frutas.

 

O caminho é bem fácil agora. Você irá pegar esta estrada arenosa de terra batida e seguir os próximos 1300 metros em linha reta.

 

A estrada atravessa uma vasta área de vegetação de restinga pontuada aqui e ali por algumas casas dos moradores locais.   Há várias “ruas” que cruzam transversalmente esta estrada. Ignore todas elas e siga sempre em frente.

Estrada arenosa em Grumari
Siga sempre em frente por esta longa estrada arenosa

 

Como eu falei acima após 1,3 Km de caminhada por esta estrada em linha reta, surgirá uma grande encruzilhada.

 

Aí há uma placa indicando a opção correta à esquerda.

Placa indicando a Grota Funda

Agora siga sempre reto por esta variante ignorando entradas transversais. Com aproximadamente 400 metros de caminhada por esta estrada surgirá uma bifurcação aonde há algumas casas. Siga reto pela opção da direita. A opção da esquerda vai retornar para a longa estrada plana por você veio.

 

Depois de caminhar 1700 metros pela planície de Grumari, enfim a estrada começa a subir e a adentrar a serra.

 

Trecho Grumari- Grota Funda

Logo esta estrada se estreita e se transforma numa estrada com calçamento de pé-de-moleque bem degradado, que começa a subir por entre a mata.  Tal estado do calçamento denota que a estrada é bem antiga dos tempos da colônia e tal caminho teria sido utilizada pelos piratas franceses para subir a serra, atravessar o município do Rio e atacar a então capital no ano de 1710.

 

Pelos próximos 600 metros esta estrada vai subir bastante de forma bem sinuosa até alcançar o topo da vertente e começar a descer.

 

Neste ponto junto à um cercado aparece uma cruzamento. Desça pela estrada à direita que continua como um prolongamento natural da trilha.

 

Logo à frente mais uma bifurcação onde deve-se optar pela esquerda. Após passar por um bananal, a trilha cruza um riacho, onde se pode parar para fazer o reabastecimento de água.

 

A trilha se vira para à direita e chega numa trifurcação. Se seguir em frente pela opção do meio, logo você terminará o seu passeio em Piabas.  Mas a transcarioca continua pela subida mais à esquerda onde se converte numa trilha mais estreita.

 

Subindo mais 300 metros a partir daí, se chega numa casa branca abandonada.  O caminho continua subindo à direita dela.

casa abandonada

Aproximadamente 100 metros adiante, você chegará num local onde a visão dos arredores é mais desimpedida. Neste local se situa a gruta da Bica, onde há um pequeno córrego.  Este é um ponto muito estratégico para descansar e se alimentar, já que há boa subida para ser encarada logo adiante.

 

A partir daí entramos num trecho onde o traçado da trilha fica um pouco mais incerto. Há várias curvas que surgem em meio à mata fechada que poderiam dar margem à duvidas, não fosse a sinalização mais que providencial da transcarioca.

 

A subida sobe íngreme e sinuosamente por cerca de 800 metros até o alto do morro Santo Inácio da Bica, que com seus 482 m. de altitude é ponto culminante deste trecho. Ao longo desta subida temos pequenos vislumbres da praia de Grumari, dando a sensação de que no alto do morro iremos nos deparar com um grande visual.

 

Mas de lá tampouco se vê alguma coisa.

 

Começando a descida rumo à Grota Funda

Do alto do morro começa uma descida suave mais ou menos em linha reta de 200 metros até chegar numa grande pedra que deve ser contornada.  Logo depois deve se tomar a descida que surge à esquerda.

 

A descida segue mais ou menos na mesma da mesma direção por mais 600 metros a partir da bifurcação até chegar num grande troco caído.  (Naturalmente ele pode não estar mais lá quando você for).

 

A descida continua suavemente sempre na mesma direção por mais 400 metros até o alto do morro da Grota Funda (287 m.) , de cujo topo tampouco se vê alguma coisa.

Descida até a Grota funda

A partir daí o som do tráfego pesado que vem de baixo da Avenida das Américas vai aumentando pouco a pouco, porque logo a trilha irá passar por cima do Túnel José Alencar.

 

A floresta neste ponto não é muito densa e vez ou outra você se depara com nesgas de vistas para os dois lados da serra.

 

Um pouco depois de passar por cima do túnel, a trilha dá uma leve guinada para a direita.

 

Uma cerca de arame que a partir de agora vai margeando a trilha é o sinal de que o mirante da Grota Funda, que é a grande vista panorâmica deste trecho, finalmente  se aproxima!

 

De repente em meio ao capinzal e junto à esta  cerca se descortina toda a visão da planície do Recreio dos Bandeirantes. Aprecie bem a vista porque o passeio está terminando.

Mirante da Grota Funda

 

Com alguns minutos de caminhada, você chegará à uma escadaria íngreme e bem deteriorada.  Se precisar, se utilize de uma corda junto à escada para vencer este trecho.

 

A trilha faz uma grande curva para a esquerda e outra para a direita e logo você chegará à Avenida das Américas.

Você pode notar que o terceiro trecho da Tranascarioca começa praticamente em frente deste ponto do outro lado da Avenida.

 

Nesta estrada que ficou praticamente deserta depois da construção do túnel da Grota Funda, passa uma linha de ônibus:  378 A.  Mas não vale apena esperar por ela, pois um carro da linha costuma aparecer por ali com uma frequência similar à da passagem do cometa Halley pela Terra.

 

É mais aconselhável que desça toda a estrada a pé até a estação do BRT do pontal à direita ou da Ilha de Guaratiba à sua esquerda.  Esta descida costuma levar uns 20 minutos.

 

Faça o download deste tracklog clicando abaixo:

Powered by Wikiloc

 

Download do Mapa do Trecho para uso off-line.

 

2 thoughts to “Travessia Praia de Grumari – Grota Funda (2º dia da Transcarioca)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *