Açude do Camorim

Cinco atrações inusitadas e surpreendentes da Transcarioca

Bem vindos à mais um artigo TOP 5.

Dessa vez, resolvi eleger as cinco atrações mais inusitadas e pitorescas da Trilha Transcarioca.

Percorrendo 180 Kms. de um espaço natural em permanente contato com o meio urbano, a trilha cruza um ambiente bem diversificado e é bem comum se deparar com cenários que não são comuns em travessias do gênero.

Bem vamos falar um pouco destas atrações!

 

Praias Selvagens da Barra de Guaratiba

O olhar é de incredulidade quando chegamos à primeira das cinco praias selvagens da Barra de Guaratiba.  São elas: Búzios, Perigoso ( que de perigoso não tem nada), Do Meio, Funda e do Inferno.

 

Parece incrível que há poucos metros da Metrópole gigante de mais de 6 milhões de habitantes, ainda se preservam quase intactas praias que nos remetem às paisagens do Brasil colonial. Vale a pena pensar que no século XIX, as hoje agitadíssimas Copacabana, Ipanema e Barra eram tão paradisíacas quanto essas praias.

 

As duas primeiras praias ainda são bem visitadas, contando com algum aparato que lembram as praias urbanas, como ambulantes, salva-vidas e infelizmente o lixo deixado por lá.

 

Já as três seguintes, por serem alcançadas depois de uma longa caminhada, são pouco frequentadas e ainda preservam alguns aspectos de um paraíso tropical.

Praias selvagens

As praias selvagens nos brindam com estes cenários já no primeiro dia da Transcarioca.

 

 

Açude do Camorim.

Imagine você um cenário em que você está subindo cerca de uma hora em meio à mata fechada e se depara no final da caminhada com um imenso lago com 1/4 do tamanho da Lagoa Rodrigo de Freitas e cercado de mata exuberante.

 

Pois esta é a sensação de surpresa que domina o excursionista no 7º dia da Transcarioca!

 

Parece que o tempo para naquele idílico e silencioso cenário.

Açude do Camorim

Com 210.000 m³,  profundidade de 18 metros e 435 metros de altitude, o Açude do Camorim não é natural, e foi planejado por Sampaio Corrêa e construído por Henrique Novaes em 1908.  Até hoje ele cumpre a sua função primordial de abastecer as populações de parte de Jacarepaguá.

 

Justamente por isso, é terminantemente PROIBIDO se banhar em suas águas.

 

 

 

Pedra do Osso

 

A Pedra do Osso nos impressiona com seu formato alongado e pela aparente precariedade de sua sustentação sobre a base.   A natureza realmente foi muito caprichosa em deixar a pedra nessa posição que desafia a gravidade.

Pedra do Osso

Recentemente a Pedra do Osso tem atraído muitos visitantes que tem como objetivo tirar fotos bacanas ou de escalar até seu topo e descer de rapel.

 

Essa atração foi relatada no 9º dia da Trasncarioca.

 

 

 

Aqueduto do Catonho

 

Confesso que no meu 10º dia de Transcarioca, em virtude dos imprevistos e do horário avançado, acabei não visitando essa atração.

Mas vendo as fotos, é fácil imaginar como é incrível caminhar sobre esse aqueduto de 246 mts. de extensão, tendo a visão da Estrada do Catonho lá embaixo.

Aqueduto do Catonho

O imponente aqueduto é uma das partes visíveis da Adutora Veiga Brito, que possui incríveis 34 Km. e liga os bairros de Santíssimo e Jardim Botânico.

 

 

Museu do Açude

 

Por fim temos o Museu do Açude na Floresta da Tijuca.

Este Museu surpreende justamente por oferecer um amplo espaço de arte e cultura em meio à selva urbana.

Museu do Açude

O Museu, que era propriedade do mecenas Raymundo de Castro Maya, possui uma ampla coleção de azulejaria, arte oriental e artes aplicadas, além de contar na sua área externa com obras de modernas e contemporâneas perfeitamente integradas à natureza.

Obra de Hélio Oiticica

O museu integrou  o meu  14º dia da Transcarioca  e abra a visitação diariamente com exceção das terças-feiras.

O ingresso é de R$ 6,00 com entrada gratuita às quintas-feiras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *