Trilha do Corcovado via Vale do Rio Cabeça

Principais Atrações

A maior atração deste trecho é nada mais, nada menos do que o Corcovado com seu Cristo Redentor: maior atração turística da Transcarioca, da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil.

No caminho passamos ainda por outras atrações interessantes como a Cachoeira dos Primatas, que é a última cachoeira do Horto, o Mirante da Lagoa e uma subida sem fim por uma bela área de mata atlântica nativa.

Ainda é possível fazer um tour pelo antigo Hotel Paineiras, parada obrigatória para quem sobe de bondinho até o Corcovado.

Cabe ressaltar que a trilha que liga o Corcovado até o Parque Lage é uma das trilhas mais perigosas do Rio de Janeiro.

De vez em quando ela passa por ondas de assaltos até o momento em que as autoridades policiais tomam alguma medida para inibí-los, para meses mais tarde o ciclo se reiniciar.

No decorrer do ano de 2017 em que eu estava percorrendo a Transcarioca, havia relatos quase que semanais de assaltos nesta trilha e esperei o tempo passar e a poeira baixar até eu perceber que havia condições mais favoráveis para percorrê-la em maior segurança.

Nível de dificuldade: moderado

Esta trilha que liga o Parque Lage ao Corcovado é uma das mais pesadas da cidade no sentido da subida, mas não no sentido em que eu estava fazendo o circuito, pois eu a percorri descendo.

Além disso a subida pelo Vale do Rio Cabeça, apesar de extensa é suave.

Cachoeira dos Primatas

Começamos a caminhada deste dia ao final da charmosíssima Rua Sara Vilela no Horto.

O início da trilha se dá bem ao final da rua. Ali já temos placas informativas sobre a trilha e a Cachoeira dos Primatas.

Essa primeira parte da trilha até a cachoeira é bem aberta e muito frequentada, principalmente nos dias quentes do verão.

Os primeiros 300 metros de trilha são bem suaves até cruzarmos um riacho.

A partir daí são mais 200 metros até encontrarmos o eixo principal da Transcarioca. À esquerda vem a trilha que percorri no último trecho. Agora temos que seguir pela direita.

Depois de alguns minutos de caminhada chegamos a um impressionante conjunto de grutas à margem da trilha.

Gruta

A partir daí são mais 300 metros de subida suave até nos depararmos com a primeira cachoeira dos primatas.

Aí já é possível se banhar, mas a segunda cachoeira, localizada logo acima conta com um espaço bem mais amplo para aproveitar.

Para alcançá-la, basta virar à esquerda na próxima bifurcação. Depois retomaremos a caminhada no sentido da direita até o Corcovado.

A Cachoeira dos Primatas é uma das cachoeiras do Horto mais frequentadas. Nem sempre ela conta com um bom volume d’água, mas ela deságua sobre um lajeado amplo e bem aprazível onde é possível descansar e relaxar bem, recarregando as energias para o resto da subida até o Corcovado.

Trilha do Corcovado

Depois do banho, retornamos até a última bifurcação para retomar a subida em direção ao Corcovado.

Desta bifurcação são mais 200 metros até o Mirante da Lagoa, que proporciona uma visão deslumbrante da Lagoa Rodrigo de Freitas, da Zona Sul e do Morro Dois Irmãos emoldurados por ramos de aleluias, quaresmeiras e outras grandes espécies da mata atlântica.

O Mirante da Lagoa se situa sobre a Pédra d’água: um grande penhasco localizado aos fundos do bairro do Jardim Botânico.

Após o Mirante da Lagoa, a trilha desce sinuosamente por mais 600 metros até o fundo do Vale do Rio Cabeça, onde há uma grande complexo de grutas e ruínas.

A trilha desce bastante aí até chegarmos quase ao mesmo nível altimétrico do início da trilha lá atrás na Rua Sara Vilela. Por sinal, neste ponto, a trilha volta a se aproximar bastante do bairro do Horto. É bem possível que haja outras saídas para o asfalto nesta área.

A partir daí a trilha volta a subir na direção da encosta da Pedra do Cão. Logo no início da subida nos deparamos com vestígios dos tempos em que as plantações de café ocupavam estas encostas: a trilha dá lugar a uma estradinha com calçamento em pé-de-moleque.

Trilha do Corcovado em pé de moleque

A estrada segue ziguezagueando e passa bem ao lado do paredão da Pedra do Cão até cruzar um rio. Deste rio sobe-se mais 400 metros até chegarmos a uma cachoeirinha localizada à margem da trilha.

Logo após essa cachoeira cruzamos um rio e após cruzá-lo tem início um longo trecho de 600 metros que sobe a serra da Carioca num zigue-zague interminável. Esse zigue-zague termina na impressionante figueira centenária, que consiste num majestoso monumento natural resistente ao tempo.

Da figueira centenária prosseguimos mais uns 400 metros em zigue-zague, dessa vez menos acentuado, até chegarmos a uma bifurcação.

Subindo à direita, a trilha nos conduz até ao Corcovado.

Descendo a sinalização nos indica que chegaremos ao antigo Hotel Paineiras, que hoje abriga um centro de visitantes muito completo. Como veremos logo a seguir, esse curto desvio da rota para visitarmos o centro de visitantes vale muito a pena.

Hotel Paineiras

O antigamente abandonado Hotel Paineiras passou por uma grande revitalização recentemente e hoje abriga um centro de visitantes que recebe os turistas que estão a caminho do Corcovado.

Lá temos uma loja de souveniers com todo tipo de lembrancinhas da cidade maravilhosa e do Parque Nacional da Tijuca.

Na parte externa temos cafeterias e lanchonetes, onde os turistas podem curtir um cafezinho com a esplendorosa visão da cidade do Rio e da Floresta.

Voltando à parte interna, podemos apreciar num salão uma imensa maquete do Maciço da Tijuca com as indicações de todas as atrações turísticas do Parque.

E no segundo andar, o centro conta com uma exposição permanente que conta toda a história do Parque da Tijuca.

Rumo ao Corcovado.

Depois de apreciada a exposição, parti em direção ao Corcovado.

Após o reencontro com a trilha do Vale do Rio Cabeça, continuo subindo pela esquerda e logo depois cruzo a linha férrea do trenzinho do Corcovado.

A trilha continua do outro lado e logo chegamos à uma bifurcação com a trilha que desce para o Parque Lage à direita. Na volta do Cristo Redentor, desceremos por aí.

Mais um pouco de subida e logo saio na Estrada do Corcovado. Os últimos metros até a oitava maravilha do Mundo são vencidos numa caminhada por esta estrada.

O Cristo Redentor está cada vez mais próximo e maior em nossas visões.

Logo, logo e estaremos subindo as famosas escadarias com centenas de turistas de todas as partes do Mundo.

O momento de chegada ao Cristo Redentor é realmente emocionante e apoteótico! Depois de 20 dias caminhando por 150 km. das melhores trilhas do Rio de Janeiro, finalmente chego ao símbolo máximo da trilha Transcarioca, do Rio de Janeiro e do Brasil, cantado em verso e prosa por vários poetas e músicos!

Cristo Redentor

A entrada para o Cristo na época em que fui ( dezembro de 2017) custava R$ 25,00 para quem subiu pela trilha.

Esse momento apoteótico merece ser longamente desfrutado e nem teria como ser diferente pois cada centímetro do panorama incrível do mirante é intensamente disputado pelos turistas. (os metros quadrados do espaço, também)

Cartão postal do Rio

De lá de cima ficamos convencidos do porque este mirante ser a visão mais conhecida do Rio. A localização é realmente privilegiada e temos a melhor visão das Zonas Sul e central do Rio, além de toda a Baía de Guanabara e parte da Zona Norte.

Vista do alto do Corcovado

De lá vislumbro a reta final da Transcarioca que percorre o cume de cinco morros interligados: Sacopã, Cabritos, São João, Babilônia e Urca.

O fim está próximo!!!

Descida para o Parque Lage.

Depois de muito apreciar a melhor visão da cidade maravilhosa, desço pela trilha que subi até a bifurcação com a trilha do Parque Lage.

Pego essa trilha à esquerda para finalizar o trecho.

A descida a princípio é um pouco íngreme com alguns trechos em que temos que apoiar as mãos em pedras e raízes.

Depois de uma longa descida de 600 metros, chegamos à uma praça com bancos de madeira para descansar.

Depois desse largo começa um longo trecho sinuoso que representa uma alteração do traçado original da trilha do Corcovado. Esse novo trecho é menos íngreme e dá mais voltas, acompanhando as curvas de nível da serra.

A trilha cruza uma queda d’água e continua descendo serpenteando a serra por mais 1 km. até sair na guarita de entrada da trilha.

Chegamos enfim ao Parque Lage e se restar algum fôlego é recomendável apreciar suas inúmeras atrações como as grutas, os lagos artificiais, os belos jardins e claro: O belíssimo prédio da Escola de Artes Visuais.

Projetado pelo arquiteto Mário Vodrei em 1920, este belíssimo prédio no melhor estilo da Renascença italiana, foi a residência do armador brasileiro Henrique Lage, o qual construiu a casa para a sua esposa: a cantora lírica Gabriela Besanzoni.

Hoje em dia seu pátio central é um ótimo local para tirar belas fotos ou apreciar a beleza arquitetônica ao sabor de um bom café ou vinho.

E assim concluímos a parte da Transcarioca que atravessa o Parque Nacional da Tijuca.

Nos próximos trechos irei percorrer um mosaico de áreas ambientais interligadas que protegem os frágeis ecossistemas que ainda resistem à pressão urbana nas encostas dos morrotes da Zona Sul carioca.

Mapa do trecho 18 da Transcarioca (Mapa para Impressão)

Powered by Wikiloc

Trecho 19 da Transcarioca (Mapa para impressão)

2 thoughts to “Trilha do Corcovado via Vale do Rio Cabeça”

1. Subi e desci pelo vale do Rio cabeças uns meses atrás. O post me ajudou mt. Obrigado. Dicas mt valiosas. Não sei se o caminho é perigoso, mas deu tudo certo. Acho que é mais perigoso a trilha pelo laje né. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *