Parque da Catacumba

Atrações

Depois de sair do Parque Lage e percorre a orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, adentramos o Parque da Catacumba: agradável parque que contém ótima estrutura, incluindo obras de arte ao ar livre, e instalação para a prática de esportes “radicais” para crianças, tais como a tirolesa e o arvorismo.

Deste parque parte a curta trilha que sobe até ao alto do Morro de Sacopã e seus dois mirantes voltados para a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Nível de dificuldade: Fácil

Este trecho é o mais curto da Transcarioca, perfazendo apenas 1 Km. de caminhada e atingindo a altura máxima de 142 mts. de altitude.

Portanto é uma trilha facílima indicada para os iniciantes em trilhas e até mesmo para crianças.

Como chegar

O roteiro da Transcarioca sugere que você caminhe do Parque Lage (ponto final do trecho anterior) até o Parque da Catacumba andando pela orla da Lagoa Rodrigo de Freitas e seguindo a sinalização da Trilha Transcarioca.

Mas se você preferir, pode ir direto até a entrada do Parque, que está localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 3000 e funciona de Terça a Domingo, das 8 hrs. até as 17 hrs. Não comece a trilha após as 15 hrs.

Mirante de Sacopã

Assim que entrar no Parque suba as escadas em direção ao início da trilha. Vá direto pelo caminho mais à esquerda.

O Parque da Catacumba se destaca pelas belas esculturas modernas exibidas ao ar livre e que merecem a devido apreço por parte do visitante.

Escultura no parque da Catacumba

Com apenas 100 metros de caminhada você já chega no início da trilha. A princípio ela sobe suavemente contornando a vertente do morro até chegar numa primeira praça que contém informações sobre a história do Parque.

Uma de tantas informações curiosas sobre o Parque da Catacumba, é que havia uma favela naquele morro e foi removida nos anos 60 por ordens do então governador da Guanabara – Carlos Lacerda.

A partir daí a subida começa a ficar mais inclinada e logo chegamos em outra praça cercada por bambuzais localizada à esquerda da trilha. Aí há uns banquinhos para descansar e tomar fôlego para a investida final.

Agora falta pouco para chegarmos a bifurcação principal da trilha.

Indo para a esquerda, chagaremos em breve ao Mirante de Sacopã, que tem um visual ímpar de toda a Lagoa Rodrigo de Freitas e redondezas.

Vista do Parque da Catacumba
Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea a partir do mirante de Sacopã.

Mirante do Urubu

Voltando para a bifurcação anterior, tomamos agora a trilha que sai à direita e logo chega em outra bifurcação. Subindo à esquerda logo chegamos ao Mirante do Urubu com uma visão de outro ângulo da Lagoa.

O mirante faz um relativo sucesso no Instagram e tem uma visão bem abrangente da Lagoa Rodrigo de Freitas, além de proporcionar inúmeros ângulos para fotos.

O trecho oculto da Transcarioca

Voltando o curto ramal do mirante, continuamos descendo pela Transcarioca, tomando o rumo do retorno para a entrada do parque por uma trilha alternativa.

A trilha desce suavemente em meio à belas árvores.

Após 200 metros após a última bifurcação, nos deparamos com a entrada à esquerda do que era o trecho 22 da Transcarioca, que contornava a encosta do Morro dos Cabritos e saía na Rua Vitória Régia.

Esse trecho foi um dos primeiros a serem sinalizados durante a implantação da Transcarioca e ganhara uma boa infraestrutura com pontes de madeira e boa sinalização.

Ele proporcionava uma visão bem incomum da Zona Sul da cidade, mas infelizmente acabou sendo interditado e completamente abandonado por conta dos constantes deslizamentos da encosta dos Cabritos.

Hoje a entrada desta trilha se encontra quase que totalmente oculta e imperceptível, não nos deixando outra alternativa senão descer até a entrada do Parque e retomar a caminhada pela mata centenas de metros adiante na comunidade dos Tabajaras, onde se inicia a trilha do Morro do São João.

Baixe o mapa do trecho aqui

Powered by Wikiloc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *