Barra da Tijuca vista do alto do Pico dos Quatro

Pedra da Gávea via Pico dos Quatro.

Atrações:

Antes de mais nada, gostaria de afirmar que nesse dia acabei não realizando a aventura que desejava, pois pretendia visitar a Garganta do Céu, subir o Pico dos Quatro e depois subir para a Pedra da Gávea pela via de escalada.

Mas chegando no lance mais difícil fui surpreendido pela retirada do Cabo de Aço que facilitava um pouco a árdua subida.   Costumava subir e descer por ali sem o auxílio de equipamentos de segurança, apenas com a força no braço, mas sem o cabo instalado, essa empreitada ficava muito difícil.

Até a data atual (09/02/2019) o cabo não foi substituído e parece que tão cedo isso não irá acontecer, de modo que não aconselho a subida desta via sem os equipamentos de segurança.

Mesmo assim, realizei um passeio bem agradável pelo pouco conhecido Pico dos Quatro e pela deslumbrante Garganta do Céu: talvez o lugar mais espetacular do Parque Nacional da Tijuca.

Nível de dificuldade: Difícil

A subida até a Garganta do Céu, embora se encontre bem definida atualmente, não tem (até o presente momento) uma sinalização oficial do parque.    Além disso na segunda metade ela fica bem acentuada com forte declive. Mas não apresenta nenhum trecho tecnicamente muito difícil.

A trilha para o Pico dos Quatro é pouco frequentada e bem fechada pelo mato em alguns pontos.

Como chegar.

O início coincide com o início oficial da trilha da Pedra da Gávea, ao final da Estrada Sorimã.

Pode se estacionar o carro bem no início da trilha.

Para quem vem de ônibus, pode pegar qualquer um que passe na barrinha, saltar na praça principal e vir caminhando até a Estrada, que apresenta uma guarita de segurança bem na entrada.

Início

O início é comum à trilha da Pedra da Gávea, se iniciando na guarita do parque.

Você irá subir por uma estrada antiga com calçamento em pé-de-moleque até as ruínas do antigo sítio Sorimã, onde o caminho se converte numa trilha bastante aberta.

A subida prossegue por 200 metros até uma bifurcação onde se escuta o barulho da cachoeira Reis e Luz à direita.  Prossiga na direção do barulho, passando por cima da cachoeira.

Trilha do Pico dos Quatro

A trilha prossegue do outro lado do rio e logo faz umas curvas contornando grandes pedras que são encontradas naquela área.

Deve se ter uma atenção redobrada aqui. Conforme falei, embora seja uma trilha bem batida, ela não recebeu a sinalização oficial do Parque e tem umas falsas entradas saindo à esquerda e à direita que devem ser ignoradas.

Passados 200 metros após a cachoeira surge uma dessas entradas falsas à esquerda, que podem confundir.  Siga pela subida mais óbvia pela direita.

Subida do Pico dos Quatro

A subida a partir de agora vai ficando cada vez mais acentuada, passando por um longo trecho com muitas curvas, para depois entrar em outro mais “retilíneo”.

Setecentos metros após a última bifurcação, a trilha atravessa um riacho onde é possível parar para abastecer.

A trilha irá encontrar esse riacho novamente 300 metros acima e a partir daí entra na parte mais pesada da subida.

É preciso se apoiar muitas vezes nos troncos das árvores para continuar a subida.

Até que depois de muito galgar morro acima, finalmente chegamos no colo que divide o Pico dos Quatro da Pedra da Gávea.

Garganta do Céu.

Um pouco abaixo desse colo está a grandiosa garganta do Céu.

Ela se situa na vertente oposta do morro, e é preciso seguir em frente e descer uma curtíssima trilha que leva até um dos locais mais espetaculares do Parque da Tijuca e do Rio de Janeiro.

As palavras são limitadas para descrever a grandiosidade e a visão espetacular da Garganta do Céu.

É uma cavidade gigantesca, situada ao final de um imenso paredão vertical de aproximadamente 500 metros de altura!

Garganta do Céu

De dentro desta cavidade vemos e escutamos lá embaixo a cidade fervilhando com o seu trânsito intenso separando o verde da mata do azul intenso do mar.    O barulho dos carros e do mar se misturam numa cacofonia que ecoa pela cavidade.

Vista da zona sul

De frente, encaramos o Pico dos Quatro a nos desafiar para a próxima conquista.

Pico dos Quatro.

Saindo da curta trilha, temos que virar à esquerda e subir pela trilha que às vezes se encontra meio fechada pelo mato.

Vencido o primeiro lance já nos deparamos com o primeiro mirante voltado para São Conrado.

Vista do Pico dos Quatro para São Conrado

Daí também podemos apreciar a difícil subida para a Pedra da Gávea do outro lado.

A trilha continua bem mais fechada agora e sobe levemente por 100 metros até o cume do morro. Olhando para trás podemos ver a Pedra da Gávea de um ângulo bem incomum.

Pedra da Gávea vista do Pico dos Quatro
Visão incomum da Pedra da Gávea a partir do Pico dos Quatro

A partir daí a trilha desce pela cumeeira por cerca de 200 metros até chegar no mirante que o Pico dos Quatro proporciona.

Barra da Tijuca vista do alto do Pico dos Quatro

Ele não é muito confortável, não tem lugar pra sentar, mas de pé mesmo me deslumbro com uma visão bem diferente da Barra da Tijuca logo aos meus pés.

Toda a extensão do Pico dos Quatro

Na volta do pico, conforme relatei no início do post, tentei subir até a Pedra da Gávea pela trilha que consta com alguns trechos de escalada.

Mas fui surpreendido logo no início pela retirada do cabo de aço que se encontrava há anos naquele local.  Até onde eu sei não há previsão de este cabo ser substituído.

Como a subida sem o cabo de aço se tornaria muito arriscada, tive que deixar  a subida para a Pedra pela trilha tradicional para outra ocasião.

Pela primeira vez em toda a Transcarioca tive que retornar pelo mesmo caminho da ida.

Tracklog da trilha

Powered by Wikiloc

2 thoughts to “Pedra da Gávea via Pico dos Quatro.”

1. Olá Ronaldo!
    Desculpe por demorar tanto tempo para lhe responder. Achei seu comentário enquanto estava descartando os spams.
    Mas pelo que eu pude pesquisar, seu nome se deve porque originalmente era necessário percorrer agachado de 4 alguns trechos da trilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *