Morro de São João (Copacabana)

Atrações

O Morro de São João é um tesouro escondido de Copacabana e proporciona um dos visuais mais surpreendentes da princesinha do Mar.

Além disso, o Morro de São João tem mirantes voltados para os bairros de Botafogo, Flamengo e Centro da cidade.

Como chegar no Morro de São João

O acesso principal ao Morro de São João é pelo Parque da Chacrinha em Copacabana, mas como eu estava seguindo a Trilha Transcarioca no sentido Barra de Guaratiba – Urca, iniciei a trilha em uma das ruas da Comunidade dos Tabajaras.

Tanto faz subir por Copacabana como por Botafogo, mas optei por esta segunda opção e achei bem tranquila.

Fui até o final da Rua Real Grandeza e virei à direita na rua Vila Rica, que sobe ziguezagueando por dentro da comunidade.

Entrei na rua da Coroa, que é a segunda rua que sai a esquerda. É uma rua sem saída, relativamente pouco movimentada.

É um pouco difícil encontrar a trilha, já que não há qualquer placa indicando o seu início. A sinalização da trilha só começa mesmo quando você já está nela, mas se você perguntar a qualquer morador local ele saberá orientar direitinho o início do caminho.

Em busca dos mirantes

Assim que entrar na trilha, basta seguir a sinalização da Transcarioca.

Os primeiros 400 metros da trilha se dão numa área de mata relativamente aberta com claros sinais de ter passado por um reflorestamento recente.

Até que chegamos numa espécie de praça, onde há uma entrada a direita que conduz até a base de escalada da Agulhinha do Inhangá.

A trilha para o Morro do São João continua em frente, subindo suavemente pela linha de cumeada do morro até atingir o primeiro mirante voltado para os bairros de Humaitá e Botafogo.

Mirante voltado para Botafogo

A vista já é de tirar o fôlego, mas o melhor ainda está por vir.

A trilha agora fica um pouco mais inclinada atacando o cume principal do São João e logo estamos diante de mais um mirante, dessa vez mais abrangente voltado para Botafogo, Flamengo e Centro da cidade.

O mirante é relativamente amplo localizado sobre uma laje de pedra e de lá temos uma visão bem inusitada e pouco conhecida do sinuoso litoral da Baía de Guanabara com a Ponte Rio-Niterói e a Serra dos Órgãos emoldurando a paisagem ao fundo.

Vista do Morro de São João

Para o terceiro e último grande mirante do São João é preciso ficar mais atento. De volta à trilha principal passamos por um mourão indicativo do cume do morro e poucos metros adiante nos deparamos com uma entrada bem discreta que sai à direita da trilha. É preciso ficar bem atento para não passar batido por ela.

Essa picada parece que não leva a lugar nenhum, desce algum tempo por um barranco em mata fechada, mas não demora muito tempo para vislumbrarmos o grande tesouro escondido na mata: um mirante espetacular voltado para Copacabana: simplesmente a melhor visão da princesinha do Mar.

Mirante no alto do Morro São João

Esse mirante tem espaço bem reduzido e fica localizado sobre um grande penhasco. Não mais do que duas ou três pessoas podem dividir o mirante ao mesmo tempo e é preciso um pouco de atenção e cuidado com o precipício.

São muitos os ângulos fotográficos que podemos recortar da povoada Copacabana.

Mirante do Morro de São João voltado para Copacabana.

Descendo o Morro de São João.

De volta à trilha principal, descemos o cume do morro passando por um lance trepa pedras bem tranquilo. Daí temos uma visão bem bacana do Pão de Açúcar e do Morro da Babilônia.

Logo a seguir adentramos numa área de capinzal mas com muitas árvores. Desse platô partia um picada à direita que descia a encosta encurtando o caminho até o Parque da Chacrinha.

Agora a trilha faz um grande contorno descendo de forma mais suave pela vertente da ladeira do leme.

Logo adiante nos deparamos com uma bifurcação. À esquerda a trilha desce em direção a Botafogo. Para continuarmos na Transcarioca, devemos seguir em frente por uma trilha que da última vez em que passei estava mais fechada e menos visível do que a que desce para Botafogo.

A trilha desce suavemente por esta vertente sempre na direção do Condomínio Morada do Sol em Botafogo. Quando chegamos bem perto do condomínio há outra interseção e dessa vez devemos seguir à direita.

A trilha agora faz uma grande curva e toma a direção do Parque da Chacrinha: destino final da trilha.

Mais à frente a trilha passa por algumas ruínas do que parece ter sido um embrião de uma antiga comunidade que estava avançando pela encosta do morro e teria sido desalojada dali.

Passamos bem ao fundo de um condomínio localizado na Avn. Lauro Sodré.

Passamos lateralmente a um muro e logo temos que subir por uma escadaria há muito abandonada e tomada pela mata.

Achei essa parte da trilha bem abandonada da última vez em que fui e com muitos trechos nebulosos e confusos em meio a mata, mas de tempos em tempos você irá encontrar a sinalização reconfortante da Transcarioca.

Após passar por mais um conjunto de ruínas seguimos por mais uns duzentos metros até sairmos num bambuzal que indica que saímos no Parque da Chacrinha.

Saída no Parque da Chacrinha

Após a saída no parque devemos seguir a trilha em direção à Ladeira do Leme. Haveria até mesmo a possibilidade de sair direto na ladeira e seguirmos direto para o Morro da Babilônia, mas um portão permanentemente fechado bloqueia a saída.

Temos que descer uma curta escadinha de pedra e cruzarmos o agradável Parque da Chacrinha para fazer o contorno lá fora para retomar a subida da Ladeira.

O Parque é frequentado principalmente por crianças pequenas e por seus pais, que em sua quase totalidade não desconfiam das aventuras mais selvagens e das paisagens deslumbrantes que seus bastidores escondem.

A trilha descrita acima corresponde a primeira parte do tracklog abaixo.

A descrição detalhada do restante do track ficará por conta dos próximos artigos.

Powered by Wikiloc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *