Circuito do Morro da Babilônia

Maiores atrações

O Morro da Babilônia tem um conjunto de mirantes deslumbrantes com ângulos incomuns de Copacabana e da Baía de Guanabara.

Dentre eles se destaca o mirante da Praia Vermelha, o queridinho do pessoal que quer bombar no Instagram.

A beleza de seus mirantes rivaliza com os dos mais famosos cartões postais da cidade.

Como chegar ao Morro da Babilônia.

Fiz o trajeto recomendado pelo circuito Transcarioca, começando a trilha pela ladeira do Leme e como sempre fiz aqui vou descrever em pormenores cada detalhe deste trajeto.

Porém por motivos de segurança, recomendo acessar o circuito pela entrada principal que fica dentro da comunidade do Chapéu Mangueira e é fortemente recomendado que faça esta trilha em grupo, acompanhado de um guia que conheça bem o local.

A trilha do Morro da Babilônia é uma das mais perigosas da cidade, e volta e meia o alto do morro é palco de conflitos entre diversas facções criminosas e de incursões policiais.

Uma boa opção para guiamento é contratar o serviço do pessoal do coopbabilônia: uma cooperativa local que desenvolve diversas ações de reflorestamento e de desenvolvimento do turismo na comunidade.

Também indico os guias locais do chapéu Tour. Ocasionalmente eles promovem passeios guiados pelas trilhas do morro.

Nível de Dificuldade: Fácil

A trilha não apresenta nenhum trecho de subida íngreme e é bem aberta e sinalizada. O único trecho de difícil orientação fica logo no início para quem optar pela subida da Ladeira do Leme.

Subindo o Morro da Babilônia.

Assim que desci do Morro São João, saí no Parque da Chacrinha e subi a Ladeira do Leme. Passei pela vila militar e entrei à direita na Av. Carlos Peixoto.

Depois de andar 300 metros chega-se numa parte da encosta onde há uma grade a direita. Na época em que fui (2018) havia uma sinalização da Transcarioca indicando o início da trilha mas não posso garantir que ela ainda exista.

O início da trilha é meio confuso e não tem um traçado bem definido. Começa com um zigue-zague e depois acentua a subida passando perto dos fundos da vila militar até chegar numa bifurcação onde a trilha começa a ficar mais clara.

A trilha que sobe para o circuito da Babilônia é a da direita, mas fique atento pois ao terminá-lo iremos voltar até este ponto e descer pela trilha da esquerda que sai na Urca.

Subindo um pouco mais chegamos à bifurcação da trilha que conduz até a Comunidade. Vale apena descer um pouquinho por esta trilha e fazer uma bate e volta até um belo mirante com vista para Copacabana.

Mirante de Copacabana

Voltando para a trilha principal, subimos até passar por uma guarita abandonada: a primeira de uma série de ruínas militares.

Circuito do Morro da Babilônia

Depois de caminhar mais um pouco chegamos numa segunda ruína de uma das tantas casamatas que foram construídas no morro e integravam o sistema de defesa e observação do exército brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial.

Na bifurcação que surge podemos optar pela esquerda e ir visitando uma sequência de mirantes espetaculares com visuais deslumbrantes da Baía de Guanabara e da Zona Sul da cidade.

A trilha agora nos conduz ao longo da parte frontal do morro e vai nos conduzindo para uma sequência incrível de quatro mirantes: cada um com uma visão mais incrível do que o outro.

Vista do Morro da Babilônia

São eles: os mirantes de Copacabana, do Rio Sul, do Telégrafo e Praia Vermelha, separados por poucas centenas de metros entre si.

Mirante do Rio Sul
Mirante do Rio Sul

O mirante do Telégrafo se destaca também por preservar um incrível conjunto de ruínas militares.

Mirante do Telégrafo

No projeto inicial do bondinho do Pão de Açúcar, o morro da Babilônia estava integrado à rede do teleférico, e caso este projeto tivesse se concretizado, não haveria dúvidas de que o incrível visual do alto do Morro seria reconhecido como um dos cartões postais mais intensos do Rio de Janeiro e quem sabe até do Brasil.

Panorama do Morro da Babilônia

Rumo ao Mirante da Praia Vermelha

Depois de passar pelo último mirante desta sequência, a trilha faz uma curva e desce cerca de 400 metros até encontrar o eixo principal do circuito, que conduz até um mirante mais afastado dos demais, mas que é o queridinho dos blogueiros do instagram por proporcionar uma visão incrível do Pão de Açúcar e da praia vermelha bem aos nossos pés.

Assim que voltamos ao eixo principal, damos uma grande guinada para a esquerda seguindo uma trilha bem aberta por 200 metros até chegarmos ao Mirante do Urubu, que proporciona uma visão incrível dos bairros do Leme e de Copacabana.

Mirante do Urubu no alto do Morro da Babilônia

A partir deste ponto seguimos descendo suavemente até uma grande cruzamento de trilhas. Nesse ponto nos aproximamos bastante da comunidade, passando nos fundos das casas mais altas do morro.

É comum cruzarmos com animais domésticos nesse ponto como, tais como galinhas e cães.

Bem nesse cruzamento há uma quadra de futebol, a trilha para o mirante da praia vermelha é a do meio, que segue mais ou menos no mesmo nível de altitude.

A trilha continua serpenteando a linha de cumeada do morro por 400 metros até um ponto em que surge um desvio que desce para a esquerda.

Seguindo por aí chegamos em pouco tempo no deslumbrante mirante da Praia Vermelha. Em dias comuns, os vistantes costumam formar filas para tirar fotos no apertado mirante.

Mirante da Praia Vermelha

Voltando…

Depois da visita do Mirante, o caminhante pode seguir inúmeras opções. Pode prosseguir pelo eixo principal que segue em direção aos morros do Urubu e do Leme, mas que não conheço.

Pode retornar pelo mesmo caminho até aquele cruzamento do campo de futebol e descer pela trilha da esquerda saindo novamente na comunidade da Babilônia por outro acesso.

São muitas as trilhas que se conectam a este circuito, mas como eu estava percorrendo a Transcarioca, decidi voltar todo o trajeto até aquela primeira bifurcação próximo do Rio Sul e desci agora pela direita por um caminho que ladeia a encosta da Pedra.

Passei ao lado de alguns abrigos e segui descendo me apoiando numa espécie de muro de contenção da encosta até sair dentro de um pequeno parque na Rua Marechal Ramon Castilha na Urca.

De lá rumei no mesmo dia pelo asfalto em direção ao Morro da Urca: última grande atração da Transcarioca.

Os tambores da chegada apoteótica já estavam rufando, mas esse assunto fica para a próxima postagem.

Tracklog da trilha integrada à Transcarioca

Powered by Wikiloc

Tracklog da trilha incluindo o Mirante da Praia Vermelha

Powered by Wikiloc

Mapa da trilha para uso off-line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *